quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SONGFIC: Porque a música pode ser uma ótima inspiração

SONGFIC: Porque a música pode ser uma ótima fonte de inspiração
Nina Neviani

Que o mundo das fanfics possui uma terminologia própria, todo mundo que está minimamente inserido nesse universo sabe. Entender alguns desses termos pode ser um complicado quando se é iniciante, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Muitos dos ficwriters ou leitores de fanfics acabam compreendendo o significado desses termos quase que intuitivamente. Partindo do princípio de que compreender o significado não é o difícil, entretanto alguns termos são tão abrangentes que em alguns momentos bate a dúvida. Será que essa fic se enquadra naquela classificação ou não?
Um dos termos mais abrangentes é o tal do “Songfic”. Aqui, como já explicado no início do artigo, o difícil não é compreender o significado. Considerando “Song” como música e “fic” abraviação de “Fanfiction”, deduzimos que Songfic se trata de uma fanfic que se relaciona com uma música. Até aí, tudo bem. Mas como se dá essa relação? Depende da criatividade do ficwriter! Afinal, se existe um espaço em que a criatividade impera, ou ao menos deveria imperar, é no mundo das fanfics. Acredito que, afora atitudes antiéticas, não existe certo errado nas fanfics, por esse motivo não pretendo definir quando o relacionamento entre uma fic e uma composição musical pode ser considerado uma songfic e quando não pode. O objetivo é explicar o que normalmente se costuma classificar nesse amplo gênero.

- Fanfics que apenas se baseiam em músicas:
Todo mundo sabe a inspiração pode vir de diferentes fontes. E a música poder ser, e pelo que vejo tanto comigo quanto com outros ficwriters frequentemente é, uma ótima fonte de inspiração. É possível entender as fics que apenas se baseiam como aquelas nas quais são abordados temas de alguma música ou quando fatos de uma música são transportados para o universo da fanfic. Em ambos os casos não aparecem trechos ou a letra da música no texto da fanfic. O autor apenas informa, geralmente em notas, que o texto em questão se baseou em determinada música.

- Fanfics que utilizam músicas no texto:
São fanfics que além de basearem nas músicas, entendo que esse embasamento é o relacionamento entre música e fanfiction, há a explicitação da música, seja parte dela ou tradução, no texto da fanfic. Aqui existem outras subdivisões.

* Alternância entre trechos do texto e trechos da música.
Em muitos casos o ficwriter utiliza-se de trechos da música no seu texto com o intuito de transmitir melhor as emoções que o personagem está vivendo ou as situações que estão sendo vividas.

* Quando o personagem interage com música que se relaciona com o texto.
Esse é o caso em que um determinado personagem canta uma música ou que escuta essa música. Normalmente utilizada em momentos que a música em questão faz o personagem se lembrar de uma pessoa querida, se declarar para a pessoa amada, tomar uma decisão importante, e outros casos. Essa abordagem não é tão comum quando a anterior, mas também é utilizada. O que se deve atentar nesse ponto é a adequação da música ao contexto da narração. Tudo bem que as licenças poéticas existem para serem usadas, mas não fica estranho um personagem japonês cantando músicas de bandas brasileiras com a maior naturalidade? Como disse anteriormente, fanfic é moldada conforme a criatividade de quem a escreve, mas quanto maior a conformidade da mesma com o universo original do anime, mangá, série, etc., melhor.

Estes são alguns exemplos que das maneiras em que as músicas podem fazer parte das fanfics. Claro que podem existir outros, não quero ser repetitiva, mas o que resume essa capacidade de surgimento de novas formas de se relacionar fanfics e música é mais uma vez a criatividade de quem está escrevendo.

Além dos contextos diversos em que as fics podem ser incluídas em uma fanfic, há também o aspecto forma em que ela é incluída. Ou seja, esse seria algo que o ficwriter pensaria após ter escolhido a música que utilizará no texto.

- Com relação ao idioma:
Nem sempre a música e a fanfic relacionada estão no mesmo idioma. Neste caso, o ficwriter pode escolher uma das três formas de apresentar a música:

* No idioma original da fanfic.
Se tanto a fanfiction quanto a música estão no mesmo idioma, o ficwriter não tem nem porque se preocupar com essa questão. Porém, quando a fanfic está no idioma português e a música em inglês? Quem sabe inglês poderia muito bem ler a fanfic em português e entender os trechos incluídos da música mesmo esta estando em inglês. Agora e o leitor que não domina a língua inglesa? Se ele for persistente/compreensivo lê apenas os trechos em português. Caso ele não seja, simplesmente não lê a sua fic. Como acredito que a última atitude seja a mais usual, muitos fanfics recorrem às traduções. Que eu, particularmente, acho mais interessante ainda que seja mais trabalhoso para quem escreve. Pelo simples motivo de que o leitor entende melhor o que é descrito na fanfic, pois se espera que a música esteja ali para complementar o texto. Agora se a música está no texto apenas para enfeitar, realmente não há necessidade de tradução.

* No idioma original da música, que não é o mesmo da fanfic.
É uma opção que o ficwriter pode tomar quando o significado da música é muito conhecido, ainda que ela esteja em outro idioma. Ou quando uma tradução não é viável pelo fato da letra da música ser muito extensa.

* No idioma original e na tradução.
Utilizada apenas quando a música e a fanfic não estão no mesmo idioma. É uma opção utilizada muitas vezes com o intuito de mostrar a veracidade da tradução para quem não conhece a música, mas conhece o idioma. Ou então para dar a escolha ao leitor. Se ele tem o domínio do idioma da música, ele pode ler pelo original, se não conhece pode ler pela tradução.


Ainda que não seja uma regra, mesmo porque no mundo das fanfics as regras não estão sacramentadas, frequentemente os trechos da música são apresentados com algum destaque na formatação, como por exemplo, itálico, grifo ou negrito. Essa diferenciação é utilizada para facilitar a leitura e, consequentemente, o entendimento da fanfic. Afinal, já pensou você estar lendo uma fic e de repente, após uma determinada cena, surge um trecho em francês sem nenhuma outra explicação? Sem nenhum negrito, sem nenhum itálico. É, no mínimo, estranho.

Acredito que os principais aspectos comumente presentes ou utilizados nas fanfics foram abordados aqui. Que tal agora escutar aquela sua música preferida e fazer uma fanfic sobre ela?

Nina Neviani.
03/02/2009
--
Agradecimento a Chiisana Hana pela revisão do artigo.
--
Publicado originalmente em: AnimeSpirit

2 comentários:

Jan disse...

Gostei muito do texto e indiquei o seu blog na minha comu.

Espero que você volte a publicar novos textos tirando as duvidas dos ficwriters.

Anônimo disse...

Nossa, gostei muito do seu texto...

Parabens !