domingo, 24 de agosto de 2008

A importância de classificar fanfics


Quando vamos a uma locadora, buscamos um filme que esteja de acordo com os nossos gêneros preferidos. Com as fanfics não é muito diferente. O que muda um pouco são as classificações e categorias. No entanto, antes de explicar como classificar adequadamente, é interessante explicar a importância de classificar corretamente uma fanfic.


Por quê?


Para responder vamos voltar ao paralelo com os filmes:

Supondo que você não goste de filmes de terror e adore filmes de romance. Na locadora você escolhe um filme que parece ser de romance. Chegando em casa percebe que o filme é de terror. Não preciso dizer o quão frustrado você fica, não é?! O mesmo pode acontecer com alguém que lê uma fanfic que não esteja classificada corretamente.



Mas há quem discorde utilizando o seguinte argumento: as pessoas não pagam para ler a minha fic e eu pago para ver o filme. Concordo. Só que quando pagamos por um produto ou serviço e ficamos insatisfeitos podemos reclamar. Já nas fics o leitor provavelmente não vai reclamar, mas sim fechar a janela do navegador e provavelmente passar longe das suas fics dali pra frente.

E, sinceramente, não acredito nesse papo de que “não me importo que não leiam as minhas fics”. Quem realmente pensa assim nem publica as suas fics, simplesmente as deixa no seu próprio computador ou no caderninho guardado em uma gaveta. Quem publica, o faz porque se agrada com a idéia de que outras pessoas estão lendo o que ela escreve e na maioria dos casos, gosta de ler comentários e opiniões sobre suas histórias.

Se é assim, porque não se preocupar um pouquinho mais a classificação das fics? É algo simples e indolor (juro!!!) e que facilita a leitura.


Nos próximos posts, continuarei falando sobre a classificação.

Até lá!


Nina Neviani

Nenhum comentário: