sábado, 29 de agosto de 2009

Ansiedade: um problema dos novos ficwriters

Ansiedade: um problema dos novos ficwriters.
Nina Neviani

Um dos principais problemas dos ficwriters iniciantes e, de outros não tão iniciantes assim, é a ansiedade. Mais especificamente, a ansiedade para publicar o capítulo. É totalmente compreensível que depois de todas as horas passadas na frente do computador surja uma ansiedade para ver logo o capítulo publicado e os reviews chegando. Repito: totalmente compreensível.
Porém, essa ânsia de publicar o capítulo pode acabar comprometendo a qualidade da fanfiction, pois ao realizar uma simples leitura antes de publicar, o ficwriter poderia identificar e corrigir alguns erros que por ventura existirem, sejam eles de ortografia ou de enredo, e assim aprimorar a fanfic.
E falo por experiência própria, já que eu era muito ansiosa quando comecei a publicar as minhas fics. Era uma alegria postar os capítulos! Quando relia, depois de publicado, percebia que alguns trechos poderiam ser escritos de forma mais clara se eu tivesse parado e lido o capítulo antes de submeter o texto aos meus leitores. O meu conselho aos novos ficwriters é:

Terminou de escrever o capítulo hoje? Só publique amanhã!

Sei que o conselho pode parecer um tanto descabido, mas garanto que faz sentido. Quando acabamos de escrever um capítulo, ficamos tão orgulhosos de nós mesmos que acabamos sendo um pouco como pais corujas: não vemos defeito naquilo que produzimos. E mais do que isso, como tudo o que está ali saiu da nossa cabeça entendemos o que queremos dizer. Essa última frase pode parecer óbvia, mas não é. Estamos tão ligados com o texto que não conseguimos observar que determinadas frases, escritas da forma como estão, são ambíguas ou mesmo sem sentido. Ou seja, mesmo lendo o capítulo para adequar os detalhes que venham a precisar, não conseguimos enxergar os erros.
Por isso a dica de só publicar no dia seguinte. Entretanto, não é apenas fazer o upload do capítulo que estou me referindo. É buscar erros. Como diz uma grande professora minha é fazer o papel do "advogado do diabo". Ler com calma a sua produção, analisando em especial os seguintes pontos:

- Existem erros de ortografia e gramática?

- Poderia descrever melhor as cenas, os cenários e as atitudes dos personagens?

- Está bem definido ou subentende-se facilmente, nos diálogos, quem está falando?

- Este capítulo é uma sequência coerente, de acordo com as características da minha fic, do anterior?

Para os que têm beta-reader, as regras não mudam muito. Se o beta-reader costuma devolver o capítulo ainda no mesmo dia: espere até o seguinte. Se ele leva um dia ou mais para devolver, quando ele o fizer, realize as adequações que ele sugerir e então faça a análise do capítulo.
Há quem esteja pensando: mas os meus leitores estão me cobrando pelo capítulo! Garanto que um dia não fará tanta diferença. Supondo, no entanto, que faça uma diferença considerável, tenho um oNegritoutro argumento, tanto de ficwriter como de leitora: os leitores preferem uma fanfic bem elaborada e sem erros do que uma atualizada frequentemente com qualidade inferior. Dou um exemplo, a minha última atualização, realizada no início desse mês foi de uma fic que estava parada há cinco meses. Poderia ter publicado o capítulo antes com menos cenas e tamanho consideravelmente menor. Preferi esperar e escrever com calma, relendo e melhorando as partes necessárias. Apesar do longo hiatus, recebi o mesmo número de reviews do capítulo anterior. Será que um dia a mais ou menos teria influenciado os meus leitores? Acho que não.
Continuo me sentindo feliz ao publicar um capítulo, agora porém mais satisfeita, pois tenho a consiência de que o capítulo está sendo disponibilizado com a melhor qualidade possível.
Mas talvez, eu compartilhar as minhas experiências não seja tão importante assim. Talvez a diminuição da ansiedade só venha com o tempo e com os capítulos publicados.
Porém, fica a dica: cuidado com a ansiedade, ficwriters!

--
Agradecimentos à Chiisana Hana que revisou o artigo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi,tudo bem?Se possivel me adiciona no orkut se você tiver,pois acho que talvez sejamos parentes.Queria muito conversar com você para saber os nomes de seus pais e avós.Minha mãe tem o mesmo sobrenome seu e faz muito tempo que ela procura seus irmãos e irmãs.se puder me adiciona no seu orkut.Desde já te agradeço.Beijos.MEU MSN É roserozolin@hotmail.com

Unknown disse...

Olá,
Nossa, essa é a mais pura verdade. A ansiedade, realmente, pode prejudicar a qualidade das fanfic's. (As minhas do ano passado são a prova viva).
Agradeço pela dica do "Terminou o capítulo hoje? Publique só amanhã", com certeza isso irá me ajudar nos próximos capítulos das minhas fics.
Abraços.