
Obviamente, que esse blog não poderia estrear de outra maneira, a não ser partindo do princípio... ou seja, falando do aspecto mais simples - e também mais essencial - da rotina de um ficwriter: a fanfic.
Fanfic é uma abreviação de fan fiction ou fanfiction, que pode ser definida como a ficção criada por fãs de uma determinada história. Por exemplo: eu sou fã do anime Saint Seiya, mas não gostei do desfecho de um determinado episódio. Então, escrevo um conto dando um outro desfecho para esse episódio.
Além de desfechos de um determinado capítulo/episódio, é possível escrever fanfics de quase tudo relacionado a uma determinada obra:
- justificar acontecimentos ou fatos: Por que Snape matou Dumbledore? Por que a Hermione é uma sabe-tudo?
- explorar o relacionamento de personagens de uma determinada trama: A amizade de Shiryu e Seiya; O namoro-amizade de Hermione Granger e Ronald Weasley;
- alterar acontecimentos, fatos ou finais: Criar uma luta final em Harry Potter, Com quem o Neville Longbottom se casa? ...
Com a Internet os contos escritos pelos fãs puderam ser disponibilizados para outros fãs, o que popularizou as fanfics e fez que com elas se transformassem em um verdadeiro fenômeno. Contudo, engana-se quem pensa que escrever fanfics é algo novo, pois já existiam contos feitos por fãs de Sherlock Holmes, há muito tempo.
É indiscutível, porém, o fato de que hoje é quase impossível pensar em fanfic sem utilizar a Internet como seu suporte, pelo de esta possibilitar, dentre outras coisas, que os fãs-leitores comentem as fanfics e que um número maior de pessoas tenham acesso aos textos escritos pelos ficwriters.
Existem alguns sites especializados em fanfics, como o Fanfiction.net, PanBox e Floreios & Borrões - sendo o primeiro o mais abrangente e o último específico para fanfics sobre Harry Potter.
No universo da fanfics, existem algumas particularidades como as categorias e classificações, onde publicá-las, como aceitar as críticas, a importância de 'betar' os seus textos. Só que esses assuntos são para posts futuros. Por hoje, fico por aqui.
Até breve!
Nina Neviani